Perguntas e Respostas

+ O que ganho participando do projeto Mandato Popular?

Participando do MP você poderá:
. Assumir o comando da política na sua região e influenciar e interferir nas decisões do deputado e do vereador;
. Ter acesso aos gabinetes dos parlamentares do projeto Mandato Popular;
. Ter acesso aos eleitores no projeto na sua cidade e poder trocar ideias com todos;
. Promover ideias, projetos e soluções para sua vida (rua, cidade e país);
. Denunciar e cobrar resultados dos deputados federais, estaduais e vereadores que fazem parte do Mandato Popular;
. Influenciar e interferir nos projetos apresentados pelos deputados/vereadores;
. Ter solução rápida e poderosa e ativação política. (Denunciar problemas do dia-a-dia e ter resposta política a seu favor)
. Aproveitar o Clube de Consumo e Vantagens da LUPA;
. Ter acesso a prêmios, benefícios, compras coletivas, descontos para compras etc.
+O contato com o parlamentar será uma via de mão dupla? Haverá a possibilidade de feedback?
Sim, há possibilidade de feedback. Obrigatoriamente é uma via de mão dupla. O Mandato Popular tem, dentro das câmaras e assembleias, despachantes parlamentares (um advogado e um jornalista), conta com um sistema de tecnologia (Polis DC) o qual você terá acesso a tudo o que está acontecendo dentro das câmaras e assembléias e como estão os projetos que vocês estão votando. Nós sempre contamos para todos o que o parlamentar está fazendo e se ele está obedecendo o eleitor.

+Haverá oportunidade de pautar reivindicações ou propor alterações em projetos de lei dos parlamentares?
Sim, a idéia é que o conjunto de pessoas influencie o parlamentar a votar favorável ou não a um projeto especifico já existente e também propor, pressionar o parlamentar a criar novos projetos e defendê-lo.

+Não tem o projeto na minha região e agora?
O Brasil é imenso e nós queremos estar o máximo em todos os lugares. Envie um e-mail para nós no contato@mandatopopularbrasil.com.br ou mensagem no facebook/eumandonodeputado e nós vamos analisar a possibilidade de estarmos perto de você.

+Os membros de cidades terão acesso aos trâmites dos parlamentares municipais?
Sim. Estamos trabalhando com deputados estaduais, federais e vereadores.

+Quando começamos a opinar no trabalho do parlamentar?
Todas as regiões precisam de um mínimo de 30% dos eleitores vinculados ao projeto para iniciarmos o trabalho de relacionamento com os parlamentares. A mesma regra é aplicada aos Estados e Municípios. Em alguns casos podemos iniciar o trabalho de relacionamento antes.

+Como o político vai participar?
Antes de mais nada, o candidato deve fazer parte do projeto como cidadão.
O político em mandato que quiser fazer parte terá que assinar o termo de acordo e passará a ter uma relação com o universo eleitoral do estado que foi eleito. Para dar apoio, profissionais de diversas áreas farão a manutenção do relacionamento e das agendas parlamentares, transformando em vídeo as opiniões favoráveis e contrárias de cada projeto ou a decisão que nossos deputados terão que tomar. Pela internet o eleitor terá acesso a toda votação dos parlamentos.

Candidatos e pré-candidatos

Há duas maneiras de um candidato ou pré-candidato serem parte do Mandato Popular:

a) O candidato ou pré-candidato poderá se inscrever para ter o apoio e assinar o termo de adesão e responsabilidade do projeto.

Podem participar os políticos com intenção de cumprir mandatos populares, de acordo com os termos do projeto, em todas as categorias legislativas no país - vereador, deputado estadual, deputado federal e ou deputado distrital – e deverão ser aprovados.

b) O eleitor que fizer parte da Rede MP, pode indicar seu candidato, ao qual, obrigatoriamente, terá que passar pelas etapas do item 1.


+Qual o grau de confiança das informações dos parlamentos?
O compromisso com a isenção de informação dentro do projeto Mandato Popular terá a proteção de profissionais de comunicação sem vínculo com gabinetes ou com a casa de leis; estes jamais poderão receber orientação direcionada ou tendenciosa por parte de quem quer que seja. As informações das versões sobre os pontos de vista negativo ou positivo a respeito de cada projeto em votação será idêntico ao verdadeiro e será apresentado de forma didática com linguagem simplificada.

+Há intenção de realizar ações visando pressionar um ou outro projeto de apelo popular?
As ações não são voltadas a pressionar e tensionar os parlamentares que participam da rede. Nosso foco principal é negociar e dar voz ao eleitor. Contudo, sabemos que a rede de eleitores do Mandato Popular, juntos na cidade, no estado e no país, possuem força suficiente para pressionar qualquer ação política.

+Haverá exposição de estatísticas consolidadas sobre a atuação dos parlamentares?
Sim. É parte do dia-a-dia oferecer informações sobre a atuação dos parlamentares, das escolhas da rede e dos resultados que estão sendo gerados.

+Envolverá também informações do executivo, ou apenas do legislativo?
Inicialmente estamos trabalhando apenas com o universo legislativo. O modelo político do país favorece a força do parlamento.

+Informações sobre a execução de projetos serão disponibilizadas?
Sim. Bem como projetos arquivados (engavetados) e que podem ser reativados de acordo com a vontade dos membros do MP.

Como membro do Mandato Popular você pode acompanhar a evolução do projeto e todas as informações relativas aos seus benefícios do cartão. Tudo dentro da sua página pessoal no site do MP.

+O cartão vale em todo Brasil?
O cartão Mandato Popular vale em todo Brasil e em diversos países.

+Os benefícios valem para todos os Estados e cidades?
Os benefícios e regras do Clube de Consumo e Vantagens LUPA vale em todo o Brasil para aqueles parceiros que tem presença nacional. E são válidos também para os benefícios que são exclusivos da sua região.

+Em quanto tempo recebo meu cartão?
O cartão leva de 15 a 30 dias úteis após o pagamento do boleto de adesão para chegar até a sua residência.

+Quanto custa o cartão?
O custo das Mensalidades de R$ 5,00.

Entre em Contato